Untitled Document
[ 0 ] > >>
TREKKING RADICAL LAPINHA DA SERRA
TREKKING RADICAL NO CIPÓ
Feliz 2010
K 42 Bombinhas Adventure Marathon – Seletiva do Desafio 600K – Expedição Estrada Real de Corrida de Aventura
Trekking e Aventura na Serra do cipó
TREKKING SERRA DE LAVRAS NOVAS 27 DE SETEMBRO DE 2008
Trekking e Mountain Bike na Serra do Cipó
Super 40 Belo Horizonte
CORRIDA DE AVENTURA NA CHAPADA DOS VEADEIROS
VALE TUDO EM SÂO PAULO

Titulo: K 42 Bombinhas Adventure Marathon – Seletiva do Desafio 600K – Expedição Estrada Real de Corrida de Aventura

K 42 Bombinhas Adventure Marathon


 Largada

O catarinense Gilliardi Altair Pinheiro venceu, com folga, a primeira edição brasileira da Vila do Farol K42 Adventure Marathon. Favorito, ele completou o percurso em 3h07min22s. A prova foi realizada na manhã de sábado (15/08) na cidade balneária de Bombinhas, em Santa Catarina.

 

 O segundo colocado, o paulista José Virginio de Moraes, cruzou a linha de chegada 29 minutos depois, com o tempo de 3h36min49s. O terceiro colocado foi outro catarinense, Cassiano Faria, com o tempo de 3h43min23s. Os mais de 400 competidores encararam 42 quilômetros de subidas e descidas em morros, trilhas na mata, praias agrestes, estradas de terra e asfalto sob muito sol.

 Estive lá, e pude comprovar o padrão de organização, beleza e dificuldade da prova. A K 42 também pode ser feita em duplas, onde cada um corre 21km ou p/ aqueles que vão apenas para curtir, podem correr o Trail Run de 8 Km.

 Aproveite e veja os resultados,  fotos e o video da prova, que está sensacional.

                         www.bombinhasrunners.com.br

Seletiva do Desafio do 600K


 

No dia 22 de agosto de 2009 foi realizado a seletiva da Nike p/ o desafio dos 600k e tive a oportunidade de participar da seletiva à convite do meu amigo professor Flávio Vianna.
Apesar de ter feito a K 42 no sábado anterior resolvi ir lá e prestigiar o evento.
O local escolhido para a prova foi a Lagoa da Pampulha, tradicionalíssimo ponto de encontro dos corredores de BH. Para embelezar ainda mais o cartão-postal mineiro, uma bela e agradável manhã de sol completou o cenário da prova deste domingo. O formato das seletivas regionais é o mesmo em todas as praças. São disputadas três baterias ( 3,5km; 7km; 10,5km) e os melhores somatórios garantem as vagas para os oito melhores homens e para as quatro primeiras colocadas entre as mulheres.


Expedição Estrada Real de Corrida de Aventura  


As subidas, descidas, estradas e trilhas da região de Piranga (MG) colocaram à prova as habilidades técnicas e o preparo fisico dos participantes da Expedição Estrada Real de Corrida de Aventura, que contou com a presença de atleas de São Paulo, Distrito Federal, Santa Catarina, Paraná, Espirito Santo, Rio de Janeiro e, é claro, Minas Gerais, nas categorias Quartetos, Duplas e Solo e em dois percursos separados, com 120 quilômetros e 50 quilômetros cada.


 

Com o forte calor durante o dia o cuidado com a hidratação teve que ser redobrado para evitar um maior desgaste fisico, que já era grande devido ao esforço para subir e descer as montanhas que marcam a paisagem mineira. Alguns atletas brincavam dizendo que o único trecho plano da prova era na praça central da cidade, local de largada, chegada e algumas transições.


 

A categoria Expedição saiu pedalando da cidade em um comboio balizado pela policia até que os atletas estivessem fora da área urbana e partissem para os primeiros 33 quilômetros de prova. Poucas horas depois as primeiras colocadas já estavam de volta à cidade para deixar as bicicletas e partir andando para o início da canoagem.

Corredeiras, remansos e pedras foram os desafios para a maioria das equipes nos 11 quilômetros de descida, mas para o quarteto Sempre Viva os destroços de uma ponte caída se tornou um obstáculo a mais e um dos duck da equipe acabou virando. No decorrer da prova a equipe acabou perdendo a segunda colocação para os capixabas da Sinergia.

 
A canoagem terminava na seção de técnicas verticais, uma travessia em cabo aéreo sobre o rio, que parecia muito mais fácil mas que exigia muita força. Os atletas desciam com a gravidade até metade do caminho e depois tinham que se puxar com as mãos até o outro lado. Mesmo com a ajuda dos companheiros - no caso das duplas e quartetos - a tarefa não era fácil. Pior para os atletas solo, que tinham que fazer tudo sozinhos.


 

Começava a anoitecer e a esfriar quando teve início a longa perna de mountain biking  que passava pelo município de Manja Léguas. Com diversas opções de caminho, se deu melhor quem conseguiu visualizar o mapa com mais precisão enquanto traçava o percurso e escolher a melhor opção de acordo com sua estratégia.
Na transição montada em Mestre Campo, a dupla masculina Yak's / Itália Kono liderava o pelotão com uma boa diferença de tempo e logo saiu para o trekking de 15 quilômetros. Atrás dela chegou o atleta solo Pedro Pinheiro e logo depois o quarteto Trotamundo. Os vencedores de cada categoria já estavam praticamente definidos mas a navegação no trekking poderia mudar tudo. Felizmente para eles não houve muita dificuldade e a sequência se manteve até a volta para o centro de Piranga.


 

Depois de 2 competições em menos de 15 dias resolvi encarar mais esse desafio, mas p/ min foram 16h 30’ de muito sofrimento, pois na primeira “pernada”da prova c/ 33 km de moutain bike, eu já estava completamente fadigado e apesar de conseguir sustentar a segunda colocação até o ultimo terço da prova, o cansaço falou mais alto e eu acabei entregando o “ouro p/ os bandidos” e consegui me classificar com um doloroso quarto lugar.


EXPEDIÇÃO ESTRADA REAL NA TV: REDE MINAS (Programa + Ação): dia 06 set 09 (domingo), às 22h, reapresentações: 09 Set (quarta) às 13:30h e 10 Set (quinta) às 22:30h.
TV CULTURA (+ Ação) para todo Brasil: dia 06 Set (domingo), às 16h com uma reprise na madrugada.
Resultado completo da prova por categorias: http://planetaventuras.com.br/resultado_Expedicao_ER2009.htm


 

                            Abraços, Wesley P. Brandão

Data: 02/09/2009 Hora: 23:06:45
RLM    AC Portal